Premiados

A 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu no período de 10 a 15 de julho de 2011, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO) e teve como tema central “Cerrado: água, alimento e energia”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas (Veja abaixo).




Trabalhos da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC)
 
O objetivo da JNIC é permitir uma integração dos jovens cientistas de todo o Brasil. Os elhores  trabalhos científicos de estudantes em atividade de Iniciação Científica, bolsistas ou não do PIBIC, PIBIT, IC-Júnior entre outros programas de apoio, e que já tenham sido apresentados em 2010 no evento interno da sua instituição, poderão ser selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (ou departamento equivalente) para reapresentação nas Sessões de Pôsteres da 63ª Reunião Anual da SBPC, em conjunto com os demais pesquisadores da área. (texto do retirado do site http://www.sbpcnet.org.br/goiania/sobre).

A Universidade do Estado da Bahia inscreveu e garantiu a participação de sete bolsistas do Programa de IC PIBIC para apresentação de pôsteres durante o evento na JNIC como um dos prêmios concedidos na XIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB em 2010.

Área: Ciências Agrárias
Bolsista: Aleksandro Ferreira da Silva
Orientador: Lindete Miriam Vieira Martins
Campus: DTCS III – Juazeiro
Titulo do trabalho: Eficiência Agronômica de Isolados de Rizóbio nas Condições de Solos do Sub-Médio São Francisco.
Área: Ciências Agrárias
Bolsista: Rodrigo Almeida Fonseca
Orientador: Claudio Mistura
Campus: DTCS III - Juazeiro
Titulo do trabalho: Formação de banco de germoplasma e estudos básicos do Macroptilium lathyroide nativo no Vale do São Francisco
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Bolsista: Adzamara Rejane Palha Amaral
Orientador: Andréa Cristiana Santos
Campus: DCH III - Juazeiro
Titulo do trabalho: Tempo, Memória & História dos Profissionais da Imprensa do Pólo Juazeiro-Ba e Petrolina-Pe
Área: Ciências Exatas e da Terra
Bolsista: Bruno Vinicius Silva
Orientador: Josemar Rodrigues de Souza
Campus: DCET I - Salvador
Titulo do trabalho: Implementação do nível cognitivo na arquitetura multi-agentes do time de futebol de robôs simulado Bahia2D.
Área: Ciências Exatas e da Terra
Bolsista: Thaionara Carvalho Matos
Orientador: Madson de Godoi Pereirar
Campus: DCET I - Salvador
Titulo do trabalho: Uso De Adsorventes Naturais No Tratamento De Efluentes Aquosos Oriundos De Laboratório De Ensino E Pesquisa Em Química Analítica.
Área: Lingüística, Letras e Artes
Bolsista: Daniel de Campos Oliveira
Orientador: Edil Silva Costa
Campus: DEDC II - Alagoinhas
Titulo do trabalho: Aspectos da Cultura Popular na Dramaturgia de Lourdes Ramalho.
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Bolsista: Tiago Santos Nascimento
Orientador: Ana Lúcia Borges de Carvalho
Campus: DCH I - Salvador
Titulo do trabalho: Representações de Estudantes do Colégio Estadual Vale dos Lagos sobre os Professores: subsídios para uma política comunicacional de relacionamento entre professores e estudantes.